Bolsonaro deve passar Réveillon internado

Ex-presidente seguirá internado no DF Star até quinta-feira (1º); equipe médica trata hérnia soluços apneia e hipertensão; Alta prevista para após o Ano Novo

30 dez, 2025
Jair Bolsonaro na Suprema Corte Federal|Reprodução/Arthur Menescal/Getty Images Embed
Jair Bolsonaro na Suprema Corte Federal|Reprodução/Arthur Menescal/Getty Images Embed

Em entrevista coletiva a equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro informou que ele deve passar o fim de ano internado no Hospital DF Star, em Brasília. “ A gente está trabalhando com a hipótese de se não houver novas intercorrências, novos problemas, que ele fique aqui (no hospital) até dia 1° (de janeiro), até quinta-feira”, disse Cláudio Birolini, cirurgião, em entrevista.

Nesta segunda-feira (19), Bolsonaro realizou uma cirurgia para tratar as contínuas crises de soluço. Tendo sido internado inicialmente para a correção de uma hérnia inguinal bilateral, o ex-presidente realizou novos procedimentos.

Quadro clínico

Além do procedimento cirúrgico feito para o tratamento de uma hérnia inguinal bilateral, outros procedimentos foram realizados por necessidade do quadro clínico apresentado por Bolsonaro.

O cirurgião responsável pelo ex-presidente afirmou que ele também apresentou um quadro de apneia do sono. Em exame realizado foi revelado que seu caso era severo, chegando a ter 50 episódios por hora. É provável que nos próximos dias de internação, Bolsonaro necessitará de aparelhos para lhe auxiliar com o quadro.


Médico de Bolsonaro em entrevista coletiva (Foto: reprodução/Evaristo SA/ Getty Images Embed)


O cardiologista Brasil Caiado relatou também que o ex-presidente teve episódios de hipertensão arterial. Bolsonaro já era um portador da condição, mas no sábado apresentou picos hipertensivos e precisou receber medicação intravenosa. Apesar dessas condições apresentadas, Caiado declarou que Bolsonaro apresenta “um quadro estável”.

Futuros procedimentos

Ademais os procedimentos já realizados pelo ex-presidente sua equipe médica traçou um planejamento para os dias restantes de internação de Bolsonaro, que precisar realizar mais um exame, uma endoscopia digestiva alta, prevista para ser realizada nesta terça-feira (31) ou na quarta-feira (1°).


Reportagem sobre quadro clínico de Bolsonaro (Vídeo: reprodução/Youtube/Band Jornalismo)


Sua alta está prevista para após o Réveillon, no dia 1° de janeiro, desde que não surjam novas intercorrências. A equipe médica estabeleceu um período de observação de pelo menos 48 horas após o último procedimento para avaliar os resultados e observar quaisquer complicações.

Passar o Réveillon no hospital marca uma quebra de rotina para Bolsonaro, que até o momento está sendo mantido detido  na Superintendência da Polícia Federal, também em Brasília. Sua previsão de alta para o ano que vem demonstra certa preocupação por parte de sua equipe médica, apesar da declaração de um quadro de saúde estável.

 

Mais notícias