Jacquemus escolhe o Museu Picasso para seu próximo desfile
A marca homônima já fez diversos desfiles históricos, como em um campo de lavanda e um campo de trigo no sul da França, além do Palácio de Versalhes
No dia 25 de janeiro, na véspera do início da Semana da Alta Costura de Paris, a Jacquemus apresenta seu desfile. Conhecido por escolher locais com simbolismo cultural e artístico para combinar com suas coleções, o Museu de Paris surge não apenas como simbolismo, mas também mostra a ligação do designer com o local, que já foi palco de um desfile da marca em 2018.
Quando a moda e a arte se misturam
Em 2017, a Jacquemus abriu a temporada de desfile da Semana da Alta Costura de Paris no mesmo local. Coincidentemente, este ano a marca fecha a Semana de Moda Masculina. Mas a relação do designer com a arte, vai além da moda. Em 2021, o designer contribuiu com o livro Picasso-Méditerranée e em 2023, ajudou na organização e participou de um debate no museu sobre arte. Em entrevista para o programa francês Stupéfient, Simon Porter Jacquemus contou sobre como começou sua paixão pela arte. “Vi um desenho de um rosto distorcido quando tinha oito anos e fiquei fascinado na aula.”, disse o designer. Essa paixão é vista tanto em seus desfiles, quanto em suas peças.
Desfile da Jacquemus no Museu Picasso de Paris (Foto: reprodução/Richard Bord/Getty Images Embed)
Conhecido por juntar moda à arte e narrativas, o designer traz em suas coleções elementos da sua vida, como sua infância. Além disso, apesar de serem peças consideradas minimalistas, as formas e recortes apresentados nas coleções dialoga de forma direta com a arte. A escolha dos locais também apontam como a moda e arte andam juntas, trazendo performances experiências sensoriais diferentes.
Sobre o Museu Picasso
Dedicado exclusivamente à vida e obra do pintor Pablo Picasso, o museu está localizado no Hôtel Salê, palacete histórico do século XVIII. Fundado em 1985, é um dos museus mais recentes em Paris. Atualmente o museu possui diversas obras do artista, incluindo pinturas, esculturas e até mesmo registros do processo criativo de Picasso. Toda a coleção foi doada pelos herdeiros do artista. Além das obras, o museu também a coleção particular de Picasso, que incluem obras de artistas como Vuillard e Miro.
