FIFA define grupos da Copa do Mundo de 2026

Sorteio definiu o caminho das 48 seleções que brigam pelo título da Copa do Mundo no México, Estados Unidos e Canadá; Brasil tem caminho complicado

05 dez, 2025
Troféu da Copa do Mundo FIFA | Reprodução/Manuel Velasquez/FIFA/Getty Images Embed
Troféu da Copa do Mundo FIFA | Reprodução/Manuel Velasquez/FIFA/Getty Images Embed

Na tarde desta sexta-feira(05) nos Estados Unidos, a FIFA fez o sorteio dos 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, que será disputada no país onde ocorre o sorteio, México e Canadá. Essa Copa será a primeira com 48 seleções e a primeira que terá todas as federações continentais representadas desde 2010.

A cerimônia do sorteio também ficou marcada pela presença dos presidentes dos três países e de uma homenagem a Donald Trump sendo premiado com o prêmio da paz da FIFA.

Países-sede conheceram seu caminho

Os primeiros a conhecerem seu caminho no torneio são os países-sede desta edição da Copa do Mundo da FIFA. Com os presidentes de cada país retirando o nome de seus países dos potes, México, Canadá e EUA foram alocados nos grupos A, B e D respectivamente.

O México faz o jogo inaugural contra a África do Sul, assim como foi em 2010, quando as equipes empataram por 1×1. Outro reencontro mexicano será no jogo seguinte, quando enfrenta a Coreia do Sul, de quem venceu por 2×1 em 2018 na Rússia. Além deles, também enfrenta o vencedor da repescagem D da UEFA que será disputada entre Dinamarca, Macedônia do Norte, Tchequia e Irlanda.


Estádio Azteca volta a receber a Copa do Mundo (Foto: Reprodução/Popperfoto/Rolls Press/Getty Images Embed)

Logo depois, foi a vez do Canadá conhecer seu chaveamento. Na sua segunda participação seguida no torneio, o time irá enfrentar o Catar, a Suíça e fará sua estreia na competição contra os classificados da chave A da repescagem da UEFA que está entre Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia-Herzegovina.

Por fim, os Estados Unidos, que também jogam sua segunda Copa seguida, terá pela frente o Paraguai na estreia, a Austrália na segunda rodada e encerra a fase de grupos contra o vencedor da chave C da repescagem da UEFA, que pode ser Turquia, Eslováquia, Kosovo e Albânia.

Brasil terá adversário de peso na estreia

Quem também conheceu o seu caminho na Copa foi o Brasil. Cabeça de chave do grupo C e primeiro time a ser sorteado, terá pela frente o Marrocos, semifinalista em 2022, Haiti e a Escócia, marcando reencontro entre as equipes desde a fase de grupos de 1998 com vitória do Brasil por 2×1. O duelo também se repetiu em 1982 com vitória do Brasil por 4×1.

A outra cabeça de chave do sorteio que veio da América do Sul foi a Argentina. A atual campeã mundial e bicampeã da Copa América vai enfrentar a Áustria que volta a Copa após seis edições sem disputar, Argélia que não joga a Copa do Mundo desde 2014 e a Jordânia que estreia na competição e é atual vice campeã da Copa da Ásia.


Argentina é atual campeã mundial depois de final histórica (Vídeo: Reprodução/YouTube/ Football Flow)


O Equador não terá vida fácil na Copa do Mundo. A equipe está no Grupo E que tem como cabeça de chave a Alemanha, tem a Costa do Marfim, atual campeã da Copa Africana de Nações e Curação estreante nesta edição do torneio.

Além desses, o Uruguai, que conta com quatro jogadores do Flamengo entre os possíveis convocados para a Copa, vai enfrentar no Grupo H a Espanha, atual campeã da Eurocopa, Arábia Saudita e a estreante Cabo Verde.

Por fim, a Colômbia também terá um caminho complicado para avançar ao mata-mata da Copa do Mundo. A atual vice campeã da Copa América terá pela frente Portugal de Cristiano Ronaldo, Uzbequistão e o vencedor da chave 1 da repescagem internacional que conta com República Democrática do Congo, Jamaica e Nova Caledônia.

Fase de grupos terá duelos entre europeus

Os europeus também conheceram seu caminho na Copa do Mundo e como tem o maior número de classificados para a competição já vão ter duelos entre si logo na fase de grupos.

A França, campeã do mundo em 2018 e vice em 2022, já enfrenta a Noruega no último jogo da fase de grupos, em partida que pode marcar um novo duelo entre Haaland e Mbappé como o que aconteceu no início desse ano pela fase de 16 avos da Liga dos Campeões onde o craque francês se saiu vencedor após o Real Madrid vencer o Manchester City nos dois jogos. Além desse duelo, a França ainda enfrenta Senegal de Sadio Mané e o vencedor da chave 2 da repescagem internacional entre Bolívia, Suriname e Iraque.

Outro duelo entre europeus será entre a Inglaterra, vice campeã das duas últimas Eurocopas contra a Croácia vice campeã mundial em 2018 e terceira colocada em 2022. O duelo é logo o primeiro jogos das equipes no torneio. Além deles, Gana e Panamá fecham o Grupo L.

A Holanda é outra que vai ter duelo contra uma equipe européia, mas diferente das outras europeias ainda não sabe quem será o adversário do seu segundo jogo. A Laranja Mecânica ainda espera a definição da chave B da repescagem da UEFA que conta com Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia. As seleções de Japão e Tunísia completam o Grupo F.

Por fim, ainda vivendo uma fase de transição da incrível geração que foi terceira colocada em 2018, mas que não passou dos grupos em 2022, a Bélgica terá pela frente o Egito de Salah, o Irã em sua quarta participação seguida em Copa do Mundo e a Nova Zelândia que volta ao Mundial após ficar desde 2010 de fora.

Mais notícias